
Financiamento: acabe com as dúvidas sobre esse processo.
- Merhy Engenharia
- Financiamento
Se você está pensando em comprar um imóvel, mas tem dúvidas quanto ao financiamento, nesse blog você poderá sanar algumas dúvidas referente esse processo!
Confira a nossa matéria e entenda como ele pode ser um ótimo aliado para você conquistar o seu sonho.
Comprar um imóvel é um grande passo na vida de qualquer pessoa, seja pelo significado, ou pelo alto valor investido.
Nos casos em que o comprador não tenha todo o valor do imóvel, um financiamento se faz necessário. No entanto, financiamento imobiliário é algo que ainda assusta muita gente.
O que é o financiamento imobiliário?
Antes de mais nada, financiar é pegar dinheiro emprestado com um banco para comprar um imóvel, e pagar em prestações e com juros essa dívida. De maneira geral, o comprador paga um valor de entrada pelo imóvel para o vendedor, e pega emprestado com o banco o restante, que será pago em parcelas acrescidas de juros em até 35 anos.
Durante esse período, o imóvel fica ligado ao comprador, mas não pode ser negociado. Inclusive, há diversos tipos de contratos que podem ser firmados em um financiamento, mas o mais comum é o chamado de contrato de compra e venda a prazo com pacto adjeto de alienação fiduciária. O nome assusta, mas o significado é simples: o direito sobre o imóvel financiado é do banco até que o comprador quite toda a dívida.
Quais são as condições de financiamento?
O financiamento pode ser realizado em diversos bancos. O que muda são as condições de pagamento, as taxas de juros, a duração dos contratos e quanto do imóvel pode ser financiado.
O primeiro passo é verificar as condições em cada banco e ir até uma agência para conversar com o gerente.
Você não precisa ser cliente do banco, mas saiba que, caso seja, o banco consegue reunir mais informações sobre o seu perfil e oferecer taxas melhores e aprovar o crédito com mais rapidez.
Como pedir o financiamento?
Após a compra do imóvel, é necessário que ele já tenha matricula e habite-se, caso ele esteja na planta, ou em construção, o financiamento deverá esperar a “entrega de chave” que está normalmente vinculada ao habite-se, e registro de matricula. O imóvel estando em condições de financiamento, comprado através de um contrato particular de compra e venda com o vendedor, é necessário apresentar os documentos originais e cópias de RG e CPF (do casal, quando for o caso), dos comprovantes de estado civil e de renda (holerites, extratos bancários e declaração do imposto de renda). Autônomos conseguem comprovar a renda apresentando o contrato de prestação de serviços, declaração do IR, recibo por trabalhos prestados ou declaração comprobatória de recepção de rendimentos (Decore) feita pelo contador. A comprovação de renda do comprador indica a sua capacidade de pagamento das prestações, pois o valor delas não pode comprometer mais do que 30% da renda familiar mensal. O banco também realiza uma análise cadastral para verificar o nome nos cadastros de inadimplentes (como o Serasa) e outras fontes de consulta. Quanto ao imóvel, é preciso apresentar a certidão atualizada da respectiva matrícula no Cartório de Registro de Imóveis. A casa ou o apartamento deve estar livre de ônus, sem dívida com a prefeitura e regularizado em nome do vendedor. Também não pode existir dívida de IPTU nem condomínio. Não havendo nenhum problema, o crédito é aprovado com um período de validade a critério do banco. A Merhy Engenharia possui uma equipe multidisciplinar, empenhada em encaminhar toda a documentação e tramites necessários, apenas avisando o cliente o dia para assinatura, no banco, cartório, e registro de imóveis. É possível entrar com o pedido de financiamento no banco antes mesmo de encontrar o imóvel. O procedimento é o mesmo, exceto pela documentação no imóvel, que nesse caso, não existe. Se o seu pedido for aprovado, a instituição financeira fornecerá uma carta de aprovação de crédito garantindo o dinheiro necessário para você fechar o negócio. Esse documento tem validade por, no mínimo, três meses e, em geral, é concedido em até cinco dias úteis após a entrega da papelada e formulários exigidos pelo banco. Depois da análise de perfil do comprador e sendo aprovado o crédito, o banco, por meio de uma empresa, engenheiro ou arquiteto, realiza a avaliação do imóvel a ser financiado para confirmar o seu valor.
A partir daí, finalmente, o banco elabora o contrato e pede para o comprador e para o vendedor assinarem o documento. Nisso, o crédito é liberado, o vendedor, pago, e o comprador passa a pagar as parcelas do seu financiamento. Normalmente, a primeira prestação vence após 30 dias da assinatura do contrato.
Ainda ficou com dúvidas? A gente pode te ajudar!
Envie uma mensagem, e um de nossos colaboradores especializado no assunto tirará todas as suas dúvidas!